segunda-feira, julho 11, 2016

Deixar bolsa com o segurança não

Eu entendo o porquê ao entrar num supermercado as sacolas devem ficar com os seguranças, mas...
Na “matria” raramente entro nos supermercados e a razão é única: proteger a minha integridade. Sei que ao entrar num supermercado se exige que a pessoa deixe sacolas com os seguranças na porta. Nuns supermercados há mais exigências que nos outros a ponto de se exigir que uma bolsa, contendo documentos e telefones e eventualmente dinheiro fiquem com os seguranças. Eu não posso deixar a minha bolsa com o segurança pelo mesmo motivo que os donos dos supermercados exigem que os cientes ou compradores deixem as sacolas com os seguranças. Eles não confiam nos clientes/compradores. Entendo que aqui há muitos que entram nos supermercados com más intenções. Entendo, que há muitos trabalhadores com o princípio de “o cabrito come onde está amarrado”, afinal em certos casos e da maneira de como se controla até na saída, só deve ser a falta de confiança dos próprios empregados. Algumas das vezes para comprar um produto, o comprador passa por três ou quatro e no fim para mostrar a factura e o produto ao segurança. Entendo que é para evitar que os empregados entreguem produtos roubados a um “comprador”(falso comprador).
Tal como os donos dos supermercados, eu também não confio nos seus empregados. Quem me garante que o segurança não vai entrar no meu bolso e tirar coisas muito valiosas para a minha vida e que mesmo com esforço não terei tempo de recuperá-las? Para evitar discussão desnecessária, prefiro não entrar nesses supermercados ainda que estou habituado nos supermercados onde a minha integridade não é lesada.

Infelizmente, nem sempre é possível evitar entrar nesses supermercados ou lojas. Como tal, na caça de material de contrução, fui a um estabelecimento de venda do mesmo, e por sinal o primeiro, exigiram-me que deixasse a minha bolsa. Não estando preparado para tal, eu disse ao segurança que eu não ia roubar nada lá. Depois, fui a mais três estabelecimentos do tido e ninguém me exigiu que deixasse a minha bolsa.
P.S: 1. Como escrevi acima, entendo a razão da exigência, mas isso não me deixa confortável para além de que também não lhes confio.

P.S: 2. À porta de um dos estabelicmentos de venda de material de construção estão sempre umas pesssoas a vender cadeiados e publicitando chapas de zinco, ferro, etc,. Ontem perguntei a uma das pessoas sobre como havia conseguido o que vendia e a resposta foi à “maneira”. Epah!!! E como fica o valor do IVA nesse tipo de venda e compra?

Sem comentários: