sexta-feira, março 27, 2015

Armando Guebuza, Afonso Dhlakama e a Perceptiva Retórica

Um dos meus amigos tem defendido que tudo o que Armando Guebuza diz e nos mete medo é porque não entendemos que ele é poeta. Mas cada vez mais que o escuto e cada vez mais que comparo o seu discurso com poemas que leio noto algo de diferença,. Contudo, estou me apercebendo de que poeta Guebuza é. Só para citar algo que Guebuza disse nos últimos meses:
“Esta vitória foi arrancada, porque eles estavam determinados a não nos deixar sobreviver e nós dissemos, nós somos Frelimo, nós somos fortes, nós vamos vencer”, ...
"Transformarem o sonho dos outros em pesadelo".
Se comparando com o discurso de Martin Luther "I have a dream...” ficamos a entender que Armando Guebuza só pode estar a fazer poesias de guerra e não difere de quem em resposta ou vice-versa, diz que vai dar porrada, nomeadamente Afonso Dhlakama.
Veja-se, o poema pelo qual Armando Guebuza ficou conhecido como poeta:

As tuas dores  
mais as minhas dores
vão estrangular a opressão...


Talvez, talvez e talvez mesmo e usando a proposta do tal amigo, e querendo e crendo nisso, somos obrigados a dissecar os discursos usando diferentes perseptivas retóricas.
Pessoalmente, não acho que são os discursos de Guebuza ou Dhlakama que poderão iniciar guerra em Moçambique. Talvez acções como daquele governador de Manica e ex-Ministro do Interior que nem quer entender que a guerra fria morreu fria.

Sem comentários: