sábado, junho 22, 2013

Opinião de Machado da Graça

Marco do Correio...

"Bom dia,
Espero que estejas bem, meu amigo, que é má hora para ir parar ao hospital. Eu estou bem,felizmente.
Mas cada vez a ver as coisas piorarem neste nosso país. Durante uns tempos ouvimos críticas que diziam que, enquanto o país estava mergulhado na greve dos profissionais da Saúde, o Chefe de Estado andava a passear pelo Oriente.
Só que ele voltou e foi visitar o Hospital Central de Maputo. E falou. Mas o que ele disse foi pior do que se tivesse continuado a sobrevoar o Mar da China.
Em resumo, ele disse que os grevistas estão a querer dar ordens e, pior do que isso, a querer dar ordens aos chefes.


E, nestas poucas palavras, temos a razão de a greve já ir em quase um mês.
Por um lado, Armando Guebuza acha que o facto de negociar é dar à outra parte a possibilidade de dar ordens ao seu Governo. Para ele, negociar não pode implicar cedências da parte do Executivo. Isso seria receber ordens dos grevistas, o que, na sua perspectiva, é inaceitável.
Por outro lado, o Presidente da República acha que, numa mesa de negociações, de um lado há os que são chefes e, do outro, os que são chefiados. E, para ele, é lógico que os chefiados não podem impor as suas ideias aos chefes. Especialmente a ele próprio, que é o chefe dos chefes.
Ora isso me diz que, por esse caminho, não se vai a lado nenhum. Em qualquer tipo de negociação ou os dois lados estão em posições de peso equivalente ou aquilo é apenas uma fantochada. Ao dizer que não aceita ordens dos grevistas, Armando Guebuza está a dizer que quem dita as ordens é ele. Sozinho. E que aos outros não resta senão obedecerem.
Democracia bizarra, esta, imposta por alguém que, de democracia, não conhece sequer o primeiro capítulo, isto é, que acima do Chefe de Estado está o verdadeiro chefe: o Povo moçambicano. Portanto, na minha opinião, há que pensarmos em como mudarmos esta situação.
A minha proposta é aproveitarmos as próximas eleições para varrer isto tudo, a votos.
Agora continuar assim não vai dar mesmo.
Um abraço para ti do

Machado da Graca"

2 comentários:

Eu Daqui disse...

Bem pensado!

Eu Daqui disse...

Bem pensado!