segunda-feira, setembro 06, 2010

Acusados de mobilizar a população para manifestar-se na cidade de Nampula

Polícia já prendeu seis cidadãos

- um dos detidos é um menor de 15 anos
- entretanto, o grupo nega a acusação policial e diz que reuniu-se apenas para mobilizar a população para uma assembleia que visava eleger o novo Secretário da Mobilização e Propaganda da Renamo no bairro de Natikiri.
A Policia da República de Moçambique, na cidade de Nampula, deteve na noite da última sexta-feira, seis cidadãos sob acusação tentativa de mobilização da população para uma manifestação contra a subida de preços de produtos alimentares naquela cidade, tal como acontece em todo o país.
Dos seis detidos, um deles é menor de 15 anos, três são membros do maior partido da oposição em Moçambique, a Renamo. Trata-se, nomeadamente, do Secretário do bairro de Natikiri pela Renamo, António João Namarocolo, de 61 anos de idade, Williamo Namele, de 47 anos de idade, chefe da mobilização e propaganda e ainda um simples membro da Renamo, Inácio António, de 25 anos de idade.
Em contacto com os ora detidos, ficamos a saber, segundo justificou o próprio grupo, que a reunião que mantiveram visava simplesmente mobilizar a população, particularmente, membros e apoiantes da Renamo no sentido de iniciar o processo que vai culminar com a eleição do novo Secretário para a Mobilização da Renamo no bairro de Natikiri.
“Tenho aqui comigo, algumas convocatórias que estive a dar as pessoas para uma reunião do partido e não para manifestações, apesar de este assunto preocupar bastante a população. Se se tratasse de reivindicação ao custo de vida, não seria eu a organizar mas talvez ao nível do partido”- disse Namarocolo, que diz estar detido injustamente.
Mais grave, segundo denunciou este cidadão membro da Renamo, é o facto de a polícia ter lhe prendido em sua casa.
“Vieram me levar na minha casa as 22 horas, destruíram a minha porta e meus bens e pegaram-me como se de um ladrão se trata” - denunciou.

Reacção da PRM

O Porta voz da Policia da República de Moçambique em Nampula, Inácio João Dina, instado a comentar sobre os seis cidadão detidos neste final de semana, alegadamente por estarem a mobilizar a população para manifestações disse simplesmente que o grupo de cidadãos foi detido porque estava a programar cenários de perturbação da ordem e tranquilidade públicas. (Nelson Carvalho)


Reflectindo: quem são os verdadeiros criminosos para este caso?

Sem comentários: