sexta-feira, setembro 11, 2009

Caro Moises Massandique (Renamo)

Primeiro que me desculpe por tardiamente reagir ao que escreveste;

Segundo, confesso-te que não é o meu hábito de falar mal da Renamo e Dhlakama, embora eu fale dos seus erros. Coisa diferente, não é? Também penso que não falo mal da Frelimo e Guebuza senão dos seus erros e fazer-lhe oposição. O que é fazer oposição afinal? Reflicta sobre isso.

Terceiro, confesso-te que não provas que bloguistas, de forma geral, elogiaram a exclusão de candidatos presidenciais, mas alguns podem ter chegado a conclusões mais ou menos válidas. Isto por um lado. Por outro lado, qualquer analista político pode também fazer cálculos matemáticos que até podem sustentar que dois, três, quatro ou cinco candidatos às presidenciais seja o melhor. Olha Moisés, aqui é para se apurar apenas um único candidato que será o Presidente da República. O número de candidatos tem suas vantagens e desvantagens e cada um é livre de expressar a sua opinião. Na minha opinião, a oposição moçambicana precisa de união, portanto, a redução do número de candidatos desde que não vá até a um único, é uma vantagem para a oposição.

Amigo Moisés, a oposição, um dia, chegará ao poder mas se ela se unir e tiver um menor número de candidatos a PR. Sustentei um grande número de candidatos com o intuito de na primeira volta nenhum candidato tivesse que obter 50 % ou mais. Para os bloguistas mais positivos por apenas 3 candidatos, pode ser que sejam muito racionais e só um espírito egoista pode ignorar a tal racionalidade. Confesso-te que tenho estranhado comportamentos como o teu, Moisés Massandique, pois para mim, esse comportamento revela fazer política com base nas fantasias e não com base numa análise política. É estranho a união Frelimo-Renamo para combater um partido da oposição como o MDM.
Diz-me Moisés, se houver a segunda volta presidencial entre Guebuza e Simango em quem vais votar? Já alguma vez pensaste nisso?

Quarto, qualquer analista político sabe que matematicamente, nas Assembleias Provinciais podem concorrer 46 partidos em Nampula e cada um ter um assento parlamentar (imaginário ou teoricamente). Portanto, só acima de 46 partidos se pode esperar (teoricamente) que alguém ou alguns partidos não terá(ão) assento na Assembleia da República. E usando o mesmo raciocínio, estou convencido que a reacção poderia ser mais abrangente quanto às Assembleias Provinciais.

Um abraço
Reflectindo

Nota: Moisés Massandique, ainda näo sei se se trata de pseudónimo, fez um comentário aqui o qual não quiz fazer passar despercebido.

Sem comentários: