quinta-feira, janeiro 08, 2009

Jacob Zuma e os seus casamentos

Segundo uma notícias publicada no Imensis, veja aqui, Jacob Zuma, Presidente do ANC e provável Presidente da República de África do Sul, após as eleições presidenciais daquele país, ainda este ano, está em vias de se casar pela quinta vez.

Se isto for verdade, a África do Sul vai ter em breve cinco primeiras-damas, mas mesmo não sendo, o país terá pelo menos quatro. E quem pagará a factura dos prazeres do Presidente? Não é dificil imaginar os custos que pesarão ao Estado sul-africano, isto é ao povo – as escoltas para aqui, para ali e para acolá; os seguranças para cada residência e primeira-dama; a habitação; etc, etc.

Que ensinamentos nos passa o mais VELHO, na relação homem-mulher, claro se esta não for a melhor forma de valorizar as nossas mulheres.

12 comentários:

Anónimo disse...

Esta fegura é para mim, desde o caso de sexo desprotegido com uma seropositiva, bastante polémica. Pessoalmente desaprovo-o e não acho piada nenhuma! E não me venham com estorias de que se trata de questões culturais!É, no mínimo, vergonhosa essa atitude.

Reflectindo disse...

Olá Gata, boas entradas!

Acho que até à posicão de Presidente dum partido e Chefe de Estado deviamos exigir qualidades excelentes. Zuma pode ser bom em certas coisas, mas em termos de família e respeito à mulher, nele reside a nossa vergonha africana.

Anónimo disse...

eu pessoalmente tenho averão á poligamia, mas se Zuma fosse um muçulmano lá das arábias, sofreria as mesmas críticas?

Reflectindo disse...

Caro Guazani, acho que sim, mas talvez não lá na Arábia entre os árabes muculmanos. Fala-se criticamente da vida sexual do principe da Arábia fora da Arábia.

Acho também que o criticismo depende se a sociedade é democrática ou não, multi-cultural ou multi-religiosa ou não. Ainda não aprofundei, mas imagino que a atitude do Zuma se problematizaria muito no Líbano por exemplo ou Síria.

Anónimo disse...

Ola Reflectindo,
Igualmente boas entradas para si, que este ano seja prenhe de coisas boas.

No contexto actual a postura do Zuma, relativamente à sua vida sexual, deixa muito a deixar.
Reprovo-o como pessoa, quanto ao politico que é, cabe aos sulafricanos decidirem se querem ou nao terem 3 primeiras-damas, simultaneamente.

Unknown disse...

Olá Reflectindo! Zuma não é polígamo é uma indivíduo que não sabe o que quer quando se trata de Mulher ele casa e devorcia.

Só não entendo como é que um indivíduo que não consegue manter coesa uma das bases sociais que é a família vaí estabilizar um Estado! RSA deve repensar nesta figura.

Reflectindo disse...

Oi Gata, eu preferiria reprovar o comportamento do Zuma entanto que que alto dirigente africano, uma posicão em que ele me representa no mundo. Como pessoa/homem eu gostaria de deixar a missão para as mulheres dele.

Reflectindo disse...

Meu irmão Chacate, ainda não sabia que ele apenas troca as mulheres e não as tem todas elas em simultâneo. Se for isso, algo atenuante, embora não muito bom para um dirigente da sua altura.

Anónimo disse...

Ola reflectindo,

É um ponto de vista... mas num ambiente Democrático, politicos para nos governarem escolhem-se, mas co-cidadãos não. Pessoas com valores e ensências adequadas e aceitáveis é que poderão tornar-se em políticos conscientes do seu papel.

Reflectindo disse...

Olá Gata, o meu é também um ponto de vista que se basea na minha desilusão quanto a muitos com muitos com o direito de eleger na África do Sul. Lembremo-nos que Zuma em julgamento por violacão sexual, estavam lá os seus fãs a manifestarem em seu apoio e contra a vítima. Hoje, é a vítima que está exilada. Já viste esse tipo de eleitores?

Anónimo disse...

Pois é meu caro reflectindo... Vai-se lá entender? É imperativo que se eduque o Homem, para que se tenha eleitores e politicos conscientes.
E esta reabertura do "processo corrupção", será que trará novidades ou é mais um espectáculo propagandista? Vamos ver!

Reflectindo disse...

Minha cara Gata, educacão ao Homem para que se tenha eleitores e politicos conscientes é o grande défice que temos em África. Isto pelo que sei e que quero que mude. Falamos muito e gastamos um mar de dinheiro falando sobre democracia. Quando eleicões aproximam formam-se as chamadas brigadas de educacão cívica evitando-se o essencial - a democracia no curriculo escolar. Desta forma, como se pode educar o Homem?

Quanto ao processo de corrupcão contra Jacob Zuma, é algo para vermos. Talvez porque quem o ressuscita é gente que bem conhece... mas o ANC já está a nos desiludir, depois de tanta confianca que dele depositávamos como um exemplo de Estado de Direito.