quarta-feira, março 12, 2008

Where are the Frelimo bloggers?

It is striking that the Mozambican blogosphere is dominated by creative, bright, alert and sharp Renamo sympathisers. Are the Frelimistas hiding, are they shy or don't they feel at ease demonstrating where they belong?

It's about time you come out from your closets, camaradas!

Fonte: Bosses blog



Fazendo uma traducão livre:

É impressionante que a blogosfera moçambicana está/é dominado por simpatizantes creativos, brilhantes, atentos e simpatizantes alertos da Renamo. Os frelimistas estão a se esconder, são tímidos ou não sentem na facilidade de demonstrar onde pertencem?
É tempo de vocês sairem dos vossos armários, camaradas!


7 comentários:

Anónimo disse...

Parece haver uma confusão aqui. Ser critico da Frelimo não significa necessariamente ser simpatizante da Renamo. Quero concordar com o Dr. Serra quando diz que
é "uma generalização desnecessária"

Anónimo disse...

Mas Nelson a generalizac�o n�o depende do leitor do texto e at� o medo do pr�prio leitor ser associado � Renamo?

Nelson disse...

No meu entender não vejo problema nenhum em me associarem à renamo desde que eu esteja realmente associado. Oque nego é me interpretarem mal. O facto de eu criticar oque está mal com a Frelimo, não me faz automaticamente simpatizante da Renamo. Não quero que no dia que eu criticar a Renamo me associem automaticamente com a Frelimo. Você entende meu ponto de vista caro anónimo? Oque muitas vezes se procura aqui é agrupar as pessoas e isso nos rouba a liberdade porque de repente nos vemos impedidos de pensar de forma diferente para não desagradar o grupo. Na Frelimo por exemplo você acha que não que vê e detesta as atrocidades que se fazem por lá? É óbvio que há gente que gostaria de criticar mas por estar dentro do sistema não pode ou melhor não deve. É isso que eu nego. Me considerarem no sistema especialmente agora que não estou, detesto.

Anónimo disse...

Deixei uma postagem em http://meumundonelsonleve.blogspot.com
com o título "Simpatizante da Renamo?"
Vale a pena conferir...

Reflectindo disse...

Caro Nelson

Pessoalmente não vi no texto a dita generalização ou que alguém se ache apontado como sendo da Renamo. Mas isso podia ser o Bosse a justificar ainda que nas suas respostas ao mesmo assunto de que é autor se desviou do que disse. Eu interpretei-o, talvez por desejo, que a maior parte dos bloguistas era de moçambicanos críticos, brilhantes (talvez académicos), atentos incluindo simpatizantes mais atentos da Renamo. Portanto, isto é mesmo que escrever o seguinte: os participantes das manifestações de 5 de Fevereiro, em Maputo, foram jovens e mamanas. As mamanas não passam necessariamente a serem jovens e vice-versa.

Se eu interpretasse o texto como dizendo que os bloguistas eram simpatizantes da Renamo já não teria sido um artigo muito interessante para mim porque seria o que vivemos no dia-a-dia em Moçambique. Por um lado, as coisas não andam porque a crítica dentro dos grupos em que se pertence não é permitida e o que se incentiva é ataque ao outro. Por outro lado, eu conheço alguns bloguistas que são da Frelimo.

Eu acho que do texto do Bosse podemos aproveitar em analisar a função dos blogues moçambicanos e como eles nasceram, porque na minha opinião, se a maior parte da bloguisfera moçambicana se dedica à crítica, deve ser por falta de uma oposição actuante. Veja-se simpatizantes atentos da Renamo é uma outra premissa na análise da bloguisfera moçambicana

Anónimo disse...

Nelson, volto dizendo que não vejo a razão de pânico e o pior ou melhor são as revelacões de uns de nunca terem sido e de virem a ser da Renamo.

Anónimo mas com posicão

Nelson disse...

Anónimo com posição, não se trata de pânico mas prudência. Não quero é perder essa possibilidade de falar oque penso sem medo de ser considerado "traidor". Será que custa entender isso? Já discordei com a insensatez dos que afirmam "nunca terem sido e de virem a ser da Renamo". Desconheço o futuro. Posso nunca ter sido, mas jurar que nunca virei a ser não é muito sábio.